top of page

SAIBA MAIS...

EM CADA MOMENTO HÁ NA ORDEM DE 2000 TROVOADAS EM PROGRESSO SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA?

SABIAS
QUE ?
UM RAIO É UMA DESCARGA ELÉCTRICA DE GRANDE INTENSIDADE QUE OCORRE NA ATMOSFERA
Raios fotografados em Toronto

Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Tipicamente vem acompanhada pelo relâmpago, uma intensa emissão de radiação eletromagnética, e pelo trovão, além de outros fenômenos associados. Normalmente situam-se no interior ou entre as nuvens, mas é frequente a ocorrência de descargas diretamente sobre o solo, que transferem elétrons da nuvem para a terra, embora o inverso também aconteça. A maior parte ocorre zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a sistemas convectivos, os quais, quando é intensa a atividade elétrica, caracterizam as trovoadas.

Entretanto, os raios também oferecem perigo, em virtude da grande magnitude de cargas elétricas envolvidas. Por esta razão, edifícios, redes de transmissão de energia e demais componentes de infraestrutura necessitam de sistemas de proteção, sendo o mais comum o para-raios. Mesmo assim, as descargas deixam milhares de mortos e feridos por todo o mundo, mesmo existindo medidas de proteção relativamente simples que poderiam evitar fatalidades

Frequentemente raios caem sobre o solo, portanto, obras de infraestrutura desprotegidas estão sujeitas aos danos advindos das descargas elétricas. A extensão dos danos causados depende grandemente das características do próprio local da descarga, especialmente sua condutividade elétrica, além da intensidade da corrente e da duração do raio.

Source: Wikipedia

ACREDITA-SE QUE O AQUECIMENTO GLOBAL PROVOCARÁ O AUMENTO DA INCIDÊNCIA DE RAIOS POR TODO O MUNDO.  CONTUDO, AS PREVISÕES DIFEREM ENTRE CINCO E QUARENTA POR CENTO DA INCIDÊNCIA ATUAL PARA CADA GRAU CELSIUS DE AUMENTO MÉDIO DA TEMPERATURA ATMOSFÉRICA.

PROTEÇÃO

A rede de transmissão de energia elétrica é um dos componentes mais vulneráveis à ocorrência de raios. A queda de uma descarga na linha de transmissão transmite picos de alta voltagem por longas distâncias, danificando severamente aparelhos elétricos e criando riscos aos usuários. No entanto, a maior parte dos danos a equipamentos surge a partir dos efeitos da indução eletromagnética, em que a descarga, ao passar por um condutor próximo a um fio de transmissão, induz o surgimento de correntes e voltagens de pico. Indução eletrostática oriunda do fluxo de cargas no momento do contato do raio originam faíscas e picos de voltagem que podem ser perigosos dependendo das circunstâncias. Cabos no subsolo também estão sujeitos ao surgimento de correntes indesejadas. Equipamentos de proteção buscam dissipar a corrente elétrica para a terra de forma eficiente.

O para-raios é um dos equipamentos mais utilizados, formado por uma haste metálica ligada à terra que busca atrair os raios e conduzi-los de forma segura.

Source: Wikipedia

Árvore sendo atingida por raio.
Note, à esquerda, uma descarga guia saindo do poste metálico que não se conectou ao canal principal.
bottom of page